Transformando vidas

   “ Os pobres são os destinatários privilegiados do nosso ser e agir. É preciso dizer sem rodeios que existe um vínculo inseparável entre nossa fé, nossa vocação e os pobres. Nunca os deixemos sós!” (EG 48).

Ao olhar as novas realidades que nos cercam, vamos experimentando novas formas de pobreza que, como herdeiras de São Vicente buscamos responder com criatividade e ousadia.

Em Curitiba e região metropolitana, nas idas e vindas, em nossas visitas domiciliares, institucionais e encontros informais, fomos tocadas profundamente pela situação das pessoas em extrema vulnerabilidade e riscos. A proximidade com elas levou-nos a compartilhar a esperança de dias melhores. Redescobrimos nas marquises, nas ruas, nas periferias, na prisão, nas moradias improvisadas em ocupações, corações totalmente abertos para acolher o novo, reinventar e recomeçar, apesar dos inúmeros obstáculos e dificuldades em suas vidas.

As duras penas infligidas pela pobreza e agravadas pela situação sanitária do momento, pela violência e pelas notórias desigualdades sociais perpetuadas em nosso país, nos impulsionam a continuar, com determinação, a caminhada que começamos com aquelas e aqueles com quem compartilhamos nossa vida, nossa fé e nossos sonhos. Quem são eles? Homens e mulheres em situação de rua, sem-abrigo, na luta por moradia em ocupações, desempregados, mulheres privadas de liberdade, migrantes; enfim, adultos, jovens e adolescentes fragilizados e ou expostos a diversos riscos sociais, vítimas da discriminação e lesados em sua dignidade.

Com o apoio e subsídio do Projeto Missões vindo Casa Mãe, acrescido à contrapartida da Província de Curitiba e a participação ativa das Irmãs de cinco Comunidades locais, vislumbramos a possibilidade de ir além no atendimento emergencial das pessoas que acompanhamos, investindo em novos aprendizados, reflexões e participação comunitária.   

A partir do interesse e da necessidade manifestados pelas pessoas que espontaneamente buscaram participar de grupos previamente formados, foram montadas propostas de cursos visando a aquisição de novos conhecimentos, melhoria na socialização, vivência da solidariedade e possibilidade de geração de renda. Os cursos oferecidos, de caráter itinerante, tiveram e continuam tendo uma boa adesão, pois eles acontecem no meio onde se encontra a população interessada.

O foco de aprendizado ou aperfeiçoamento se direciona às diversas áreas. No cuidado pessoal foram disponibilizados os cursos de cabelereiro, manicure e pedicure, com novas técnicas e tendências, bem como, de estética facial e maquiagem. Outras formações práticas como: serviços domésticos, panificação, culinária e costura, pintura em tecido, oficinas de música e artes também encontram seu espaço por responderem ao interesse manifestado por um bom número de participantes, mulheres em sua maioria.

No final de cada curso, um certificado de participação e um momento comemorativo reúnem todos os grupos para celebrar e eternizar as experiências vividas em conjunto.

Os relatos cheios de gratidão, depoimentos sinceros de vidas transformadas e o fortalecimento de vínculos comunitários confirmam o alcance das metas. Parafraseando o Santo da Caridade, Vicente de Paulo, todos nós, amigos e amigas, participantes dos cursos, colaboradores, incentivadores e as Irmãs envolvidas direto e indiretamente nesta iniciativa dizemos: Bendito seja Deus, filhos e filhas!

Ir. Cleonice Regina Claudino e Ir. Vanilza Maria Bueno

(Pela equipe de Coordenação do Projeto)

Artigos semelhantes

Santa Luísa - Ásia

Celebrando os 25 Anos!

Dezessete escolas, faculdades e uma universidade nas Filipinas, membros do Sistema Educacional das Filhas da Caridade – Santa Luísa de

Ler mais…